domingo, 16 de janeiro de 2011

Actividades Económicas de Setúbal

Este gráfico elaborado por o nosso grupo de trabalho não foi feito à escala e os seus dados não são reais, é meramente uma representação  simples e fictícia das actividades económicas de Setúbal




A razão de a pesca ser a actividade económica principal é o facto de Setúbal ser uma península e já desde há muito tempo que a pesca e a base da economia neste distrito. As outras actividades como os serviços e o turismo são actividades que começaram a desenvolver-se recentemente.
A agricultura e a madeira são actividades antigas que com o tempo têm sido esquecidas e abandonadas por falta de interesse ou por já não serem tão lucrativas.

 Pesca
A pesca neste distrito sempre foi a principal actividade da população.
Neste distrito também se pratica aquacultura ou seja a criação e reprodução de espécies aquáticas em ambientes controlados por humanos como aquários e habitats artificiais.
Existe até um festival dedicado á pesca em Setúbal que ocorre de 1 a 4 de Julho que é dado o nome de “Viva o Peixe” em que os pescadores de Setúbal oferecem o seu melhor peixe para depois ser cozinhado por chefes de cozinha importantes como o Chef Chakall e em seguida é servido á população.
Existem várias indústrias (relacionadas com o sector da pesca) nos concelhos de Setúbal:
Moita (2), Montijo (5), Alcácer do Sal (15), Sines (58),Grândola (1), Sesimbra (136), Seixal (5), Palmela (2), Almada (18), Setúbal (140). Alcochete (2), Santiago do Cacém (6), Barreiro (6).

  


Agricultura
 
É o sector com menos importância e mais pequeno pelo facto de a população dedicar-se mais á pesca. A vinicultura é o único tipo de agricultura a ser praticado actualmente em Setúbal (São Lourenço). O vinho cultivado em Setúbal é vinho maduro, tinto e branco e o vinho moscatel. Um exemplo de um vinho de origem em Setúbal é o Moscatel de Setúbal. A Rota de Vinhos da Península de Setúbal / Costa Azul existe para surpreender quem visita uma região bafejada pela sorte, que reúne nos concelhos de Palmela, Setúbal,Montijo e Alcácer do Sal, dez adegas com as quais é possível saborear os vários tipos de vinhos do distrito.
Madeira

Antigamente a Madeira era um recurso muito utilizado em Setúbal. Como Setúbal é abundante em sobreiros o fabrico de cortiça era uma actividade muito procurada por empresas que construíram fábricas e armazéns em Almada, Barreiro, Montijo e Seixal. Mas com o passar do tempo a cortiça foi desvalorizada e as empresas faliram e o sector da Madeira foi diminuindo.
Das várias fábricas que foram construídas no Distrito de Setúbal ficam aqui alguns exemplos das que ainda estão intactas:

Foi construída em 1906 no Seixal um dos 18 distritos de Setúbal e um dos que tinha mais actividade industrial. Agora a fábrica serve para exposições, artesanato e outros eventos sociais.
A fábrica de Cortiça do Barreiro foi a ultima fábrica de cortiça a ser fechada. Era a mais moderna da época, o equipamento e o recinto da fábrica foram vendidos num leilão.

Turismo


O turismo é um sector que surgiu á pouco tempo em Setúbal mas e o sector que mais se tem desenvolvido.
Este distrito tem mais de 50 praias, restaurantes com comida á base peixe que é a especialidade de Setúbal, vários hotéis, alguns perto do mar ou no interior com características alentejanas, e muitas ruínas, conventos, igrejas, castelos, mosteiros do tempo medieval e dos romanos.
  Ruínas Romanas de Tróia, Castelo de Palmela e a Igreja da Arrentela

Serviços
 
O sector dos serviços tem sido o que mais se tem desenvolvido em Setúbal. Com a abertura de centros comerciais, o desenvolvimento dos transportes (Fertagus, *TST), a inauguração de esquadras, igrejas, e o alargamento urbano e actividades para a população local como o pavilhões e ginásios de desporto, parque, circuitos para bicicleta. É o sector mais activo actualmente e o que oferece mais emprego.


*TST: Transportes sul do Tejo



3 comentários:

Nome do Blogue disse...

gostava de agradecer ao grupo que realizou este trabalhooo , pois facilitou nos tambem o trabalho pois encontramos neste blog TUDO o que precisamos ! MUITO OBRIGADOO =D

maiathebee disse...

top

Unknown disse...

odiei

Enviar um comentário